Eduardo Ferreira-Santos criado e nascido na cidade de São Paulo, em 22 de Outubro de 1952 é psiquiatra e psicoterapeuta de adultos e adolescentes.
Formou-se em Medicina pela USP em 1977 especializando-se em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde trabalhou por 30 anos como Médico supervisor no Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria.
Fez formação em Psicoterapia Psicodramática no "Instituto Sedes Sapientiae" sendo Psicodramatista de Aluno e Professor-Supervisor de Psicodrama.
É Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP.
Ao lado de sua formação acadêmica, Eduardo desenvolveu toda uma aptidão e gosto pelo ensino o que o levou a lecionar em cursinho para vestibular por mais de 15 anos, exercer a atividade didática na USP, participando de cursos para os alunos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e ministrar aulas, cursos e palestrar em diversas instituições no Brasil e no exterior.
Além disso, é professor-supervidor e membro do Colegiado Diretor da Sociedade Paulistana de Psicodrama (SOVAP), já tendo participado do Conselho Normativo e Fiscal da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP).
É criador, coodenador geral e Presidente do INSTITUTO GORIP, entidade dedicada ao atendimento de vítimas de Violência Urbana e Diretor da Associação Brasileira de Especialistas em Situações Traumáticas (ABREST).
Com vários trabalhos e entrevistas publicadas em revistas leigas e especializadas sobre o tema de Psicologia, Psiquiatria e Psicoterapia participou de diversos programas de rádio e televisão (“Fantástico”, “Programa do Jô”, “Marília Gabriela Entrevista”, “Sílvia Popovic”, “Mulheres”, “Globo Repórter”, “SBT Repórter”, “Márcia Peltier Pesquisa”, etc.).
Escreveu capítulos para 8 livros (“Psicodrama nas Instituições”, Agora - 1989, “Guia do descasado”, Maltese - 1996, “Psicoterapia dinâmica breve”, Lemos - 1997, “Psicoterapia em Instituições Psiquiátrica”, Agora - 1999, "Transtorno de Estresse Pós-Traumático" (TEPT), publicado pela Editora Manole em 2005, "Enfermagem Psiquiátrica" Editora Manole - 2008 e "Sentimentos que causam stress" Papirus - 2009). Tem ainda um capítulo escrito sobre “Mecanismo de Defesa do Ego”, em livro no prelo a ser editado este ano pela Editora da Casa do Psicólogo.
É autor dos livros “Ciúme – o Medo da perda”, publicado pela editora Ática, em 1996 (em 7ª. Edição), “Psicoterapia breve: abordagem sistemática de situações de crise”, publicado pela editora Flumem, em 1990 e 2ª edição-revista e ampliada publicada pela editora Agora, em 1997 em sua 4ª Edição; “Espelho vivo” (Moderna, 1983 e JSN, 1998); “Ciúme, o lado amargo do amor” (Editora Gente, 2000 e 2ª edição revisada e publicada pela Editora Agora em 2007); “Transtorno de Estresse pós-traumático em vitimas de seqüestro” (SUMMUS EDITORIAL, 2007); “Casamento: missão (quase) impossível” (editora Claridade, 2007) e a colaboração no livro de arte “Gigantes de alma” de Cynthia Ebaid (Editora da Autora, 2000).
Em 19 de outubro de 2009, recebeu da Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa da Vereadora Edir Sales, a "Medalha Anchieta" e o "Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo" pelo conjunto de seus 32 anos de trabalhos prestados à comunidade paulistana, principalmente no tratamento das vítimas da violência urbana.

CONSULTÓRIO RUA ABÍLIO SOARES – CONJUNTO 64 - PARAÍSO – SÃO PAULO – SP - CEP: 04005-000 - FONE: +55 11 3051-5556

Copyright 2009-2016 Eduardo Ferreira Santos | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Coffenet